FAQ – POR QUE OS BOTÕES NÃO FUNCIONAM MAIS?

1 – O que são botões?

No contexto do WhatsApp, os botões são elementos interativos que permitem aos usuários realizar ações específicas em uma conversa ou em um chatbot. Os botões aparecem como opções visuais na tela, geralmente acompanhados por um texto descritivo.

Quando você recebe uma mensagem com botões no WhatsApp, pode tocar neles para selecionar uma opção e responder de forma rápida e conveniente. Essa funcionalidade é comumente usada em bots de atendimento ao cliente, pesquisas interativas, agendamentos e outras interações automatizadas.

Os botões podem ser configurados para executar diferentes ações, como redirecionar para um site específico, enviar uma mensagem predefinida, realizar uma ligação telefônica, exibir informações adicionais ou até mesmo iniciar uma conversa em um aplicativo externo.

No entanto, é importante notar que a disponibilidade e a funcionalidade dos botões podem variar dependendo da versão do WhatsApp que você está usando, pois o aplicativo é constantemente atualizado com novos recursos e melhorias.

2 – O não funcionamento dos botões é culpa da ZapCloud?

Nossa equipe de desenvolvimento analisou criteriosamente a funcionalidade. Porém, não encontramos um meio de garantir a usabilidade de forma estável para todos os usuários.

É importante ressaltar que a funcionalidade de botões apresentou o mesmo comportamento de mal funcionamento, não só no Zapcloud, como em todas as ferramentas similares do mercado que não utilizam API Oficial do Whatsapp.

3 – Isso é definitivo, nunca mais vai funcionar?

Mediante a análise realizada pelo nosso time de desenvolvimento, não enxergamos a possibilidade dos botões voltarem a funcionar tão cedo. Sabemos da praticidade que os botões trazem para as automações. Nossos desenvolvedores permanecerão antenados nesse assunto e qualquer novidade referente a retomada do funcionamento em plena estabilidade da funcionabilidade avisaremos em nossos canais de comunicação.
Porém, no momento estamos impossibilitados de informar uma data e até mesmo afirmar que os botões retornarão.

4 – Minhas automações que têm botões, serão afetadas?

Sim, elas podem ser afetadas pelo funcionamento dos botões.

Removemos a opção de inserir o botão em novos fluxos, porém os botões que estão em automações já existentes não serão removidos. Contudo, orientamos a fazer a substituição dos botões pela funcionalidade de TEXTO. Tendo em vista que não podemos garantir o funcionamento dos botões.

5 – Qual alternativa utilizar no lugar dos botões?

Entendemos que utilizar a opção de Textos seja uma forma de substituir o uso dos botões e manter o engajamento de seus leads em suas mensagens. Inúmeras empresas do já utilizam essa forma de interação e demonstram alto número de conversão de seus clientes.

Um exemplo rápido para isso: