Guia de Integração: Evermart

Guia de Integração: Evermart

Nesse artigo você irá aprender como configurar automações de WhatsApp integrado com a plataforma Evermart, será possível sempre que seu cliente realizar uma ação no seu produto (compra, abandono de carrinho, boleto impresso, etc…) disparar uma mensagem diretamente para ele no Whatsapp.

Se você caiu nesse artigo de paraquedas e nunca configurou nenhuma integração no ZapCloud, recomendamos ler o artigo ‘Como funcionam as integrações no ZapCloud?‘, ele irá te dar conceitos muito importantes para conseguir entender esse artigo.

Basicamente a integração se resume em alguns pontos:

  1. Criar a integração no ZapCloud;
  2. Configurar o webhook na Evermart;
  3. Editar o template dos eventos desejados.

1. Criar a integração no ZapCloud

Para criar a integração no ZapCloud é bem simples, primeiro acesse o menu ‘Integrações’, irá exibir uma tela listando todas as integrações criadas por você, agora clique no botão ‘Adicionar Integração’. O sistema vai abrir uma janela pedindo para você preencher alguns dados: no campo ‘Nome’, recomendamos colocar o nome do seu produto, mas pode colocar algo que você consiga identificar do que se trata a integração; no campo ‘Plataforma’ você deve selecionar a opção ‘Evermart’; e por fim, no campo ‘Instâncias Vinculadas’ você deve selecionar quais números de WhatsApp vão ficar responsáveis por disparar as mensagens da integração. Após configurar os campos mencionados, você pode clicar no botão ‘Salvar’, sua integração será criada e você estará pronto para ir ao próximo passo.

Agora que temos a integração criada, você pode acessar ela clicando no registro da listagem ou no ícone de lápis (editar). Após entrar na integração, você irá perceber que tem um campo chamado ‘Endereço Webhook’, esse é o endereço que iremos utilizar nos próximos passos, portanto pode copiar ele que iremos precisar.

Algumas informações importantes:

  • Caso você tenha mais de um produto, recomendamos que você crie uma integração específica para cada produto;
  • Caso você não tenha selecionado nenhuma instância, será preciso editar a integração para selecionar uma instância futuramente, sem isso não será possível disparar mensagens;

2. Configurar o webhook na Evermart

Agora, dentro da plataforma da Evermart, vamos configurar o ‘Endereço Webhook’ que criamos no passo anterior.

Dentro da Evermart, acesse a opção ‘Integrações’, ela fica localizada no menu lateral do site, após isso clique na opção ‘Webhooks’, será exibida uma listagem com todos os webhooks que você já configurou anteriormente, agora clique na opção ‘Adicionar’, será exibido uma tela pedindo para você digitar algumas informações: no campo ‘Minha configuração’ você deve digitar um nome para identificar seu webhook, recomendamos colocar ZapCloud; no campo ‘Produto’, você deve selecionar de qual produto você deseja enviar as notificações; no campo ‘Enviar para a URL’, é onde devemos configurar o campo ‘Endereço Webhook’ que geramos no passo anterior, então você consegue pegar ele entrando dentro da sua integração lá no ZapCloud. Após configurar esses campos, você deve marcar quais eventos você deseja enviar ao ZapCloud, se ainda está em dúvida de qual deseja enviar, recomendamos marcar todas as caixinhas (checkbox).

Agora nossa integração já está pronta, a Evermart já está notificando o ZapCloud sempre que os eventos marcados acontecem e o ZapCloud está recebendo esses eventos por meio do webhook cadastrado.

3. Editar o template dos eventos desejados

Para que o seu cliente possa receber mensagens, é necessário configurar qual conteúdo devemos enviar para ele. Para isso, você deve acessar a sua integração dentro do ZapCloud e encontrar a área de eventos, ela fica logo abaixo de onde pegamos o ‘Endereço Webhook’.

Podemos configurar uma mensagem para cada evento que a Evermart nos envia, para efetuar essa configuração, basta clicar no botão ‘Configurar Template’, você será redirecionado para uma janela que é possível digitar qual mensagem deseja enviar.